Apostila
Pág. 31
1 – a) Dos espermatozóides do tubo 1, foram extraídos os acrossomos, do tubo 2, as mitocôndrias.
b) O acrossomo é organela derivada do complexo golgiense que contém enzimas responsáveis pela digestão da membrana e da zona pelúcida do óvulo. Já as mitocôndrias fornecem energia para o batimento dos flagelos. Sem mitocôndrias, os espermatozóides não se locomovem.
2 – a) A região pertence à haste devido aos “ 9+2” pares de microtúbulos.
b) Por meio dos batimentos, os cílios permitem a remoção de micro-organismos e partículas estranhas que se acumulam nas nossas vias respiratórias.
3 – a) O paramecium e as células epiteliais do trato respiratório apresentam cílios. Já o Trypanosoma, a Euglena e os espermatozoides apresentam flagelos.
b) Sim. Pois nos protozoários e nas algas se destinam à locomoção e à movimentação de alimentos para suas células. Os cílios do tecido epitelial podem conduzir o muco secretado pelas células da traquéia, eliminando impurezas.
c) As amebas se locomovem emitindo projeções transitórias do citoplasma, os pseudopodes.
4 – C.
5 – B.
Pág. 36
1 – a) A duplicação, onde os cromossomos são semiconservativos.
b) Sim, porque a recombinação genética aumenta a variedade da espécie.
2 – a) 11 pares nos óvulos e espermatozóides e 22 pares nas células musculares.
b) Masculino, porque o ultimo par de cromossomos tem tamanhos distintos.
3 – C.
4 – C.
5 – A.
6 – B.
7 – A.
8 – A.
9 – O DNA nuclear transcreve o RNA que, no citoplasma, traduz as enzimas catalizadoras das reações metabólicas.
Caderno de Atividades
Pág. 28.
1 – A.
2 – Flagelo (centríolo).
Mitocôndrias.
Núcleo.
Acrossomo (complexo golgiense).
Cabeça.
3 – Áster: Orientação do fuso mitótico.
Cílios e Flagelos: Locomoção das células e deslocamento de partículas e impurezas.
1 – A.
2 – 02
04
3 – Envoltório Nuclear: tem a função de delimitar o espaço do núcleo. É formado por duas membranas e apresenta diversos poros.
Cromatina: É formada por longos filamentos de DNA, associado às histonas. Transmite as informações necessárias à produção de proteínas.
Nucleoplasma: É composto por proteínas, sais minerais e outras substâncias. É o meio onde se encontra a cromatina e o nucléolo, sendo o local de inúmeras reações.
Nucléolo: É formado por RNA ribossômico e coordena a produção de diferentes tipos de RNA, incluindo RNA mensageiro, que leva as informações de DNA ao ribossomo.
4 – A hematoxilina cora estruturas ácidas, como o núcleo das células (pela presença do DNA) e outras porções ricas em RNA. Célula com alta atividade metabólica também possuem grande atividade protéica, portanto o reticulo endoplasmático granuloso poderia ser corado com a hematoxilina também. A eosina cora o citoplasma que geralmente possui PH básico.
5 – a) Femenino.
b) 44A + XX ou 46, XX.
c) Não. O médico só poderia afirmar o sexo do bebê, como o cariograma está normal, a perda deve ter ocorrido por outro motivo.
d) Metacêntrico, submetacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico.
e) Localização do centrômero.
6 – Indivíduos portadores da síndrome de Klinefelter (44ª + XXY).